O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a realizar mais um mutirão para perícias médicas como uma das principais etapas no processo de concessão de auxílios e aposentadorias.

O mutirão, nesse final de semana (5 e 6), irá contemplar, em todo o Brasil, 2.262 pessoas, sendo 350 na Agência da Previdência Social no Município de Iguatu, na Região Centro Sul do Ceará.

De acordo com o INSS, a medida objetiva agilizar a análise de benefícios como auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Além da cidade de Iguatu, srão abertas vagas, também, para a perícia médica no Distrito Federal (1.218), Duque de Caxias – RJ (130), Campina Grande – PB (154) e Teresina – PI (410).

Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o mutirão é mais uma iniciativa para reduzir as filas de requerimentos, garantindo mais agilidade nos serviços ofertados à população.

Em todo o Brasil, o INSS tem mais de 1 milhão e 700 mil pessoas na fila à espera de respostas aos pedidos de benefícios – aposentadorias, pensão, auxílio-doença, salário-maternidade e BPC.

A concessão ou manutenção de milhares de pessoas depende da perícia médica. O mutirão do INSS, nos dias 22 e 23 de julho, em Fortaleza, atendeu a 516 beneficiários e segurados que precisavam realizar a perícia médica.