As portas das unidades municipais já estão abertas para receber os mais de 240 mil estudantes da Rede Municipal, a partir desta quinta-feira (03), no primeiro dia de aula do 2º semestre letivo. Além dos alunos, professores, gestores escolares e demais trabalhadores da educação voltam à rotina nas mais de 600 unidades de educação, que atendem às etapas Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destaca-se que as unidades escolares ainda recebem demandas para matrículas de alunos novatos ao longo do ano, mediante oferta de vagas.
Na Escola de Tempo Integral Maria Odete da Silva Colares, no bairro Messejana, o dia começou com uma acolhida especial dos professores e gestores na quadra, com poesia e música para receber os 460 alunos que voltaram com muita empolgação ao período letivo, além dos alunos novatos. Emanuelle Aragão, de 11 anos, entrou na escola de tempo integral esse ano e comemorou a volta à rotina.
“A gente volta feliz, acaba sendo chato nas férias porque a gente sempre está lembrando, com saudade dos professores, das aulas, dos colegas. Está sendo muito bom esse tempo que eu estou aqui até agora, gostei muito da escola, minha mãe também gostou, do aproveitamento do tempo e do modo de ensino dos professores”, conta ela.
É o que também afirma Vinícius Lima, de 12 anos, que estuda na escola desde 2021 e já participou de várias olimpíadas. Para ele, o apoio dos professores é fundamental, e foram eles que mais fizeram falta no período de férias: “Aqui tem várias coisas para fazer, eu tenho ótimos professores, estava sentindo mais falta deles. Eles ajudam muito a gente, orientam com as atividades”, afirma.
Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação (SME) para este momento de retorno às aulas, estão o 2º Encontro Pedagógico do ano, que reuniu todo núcleo gestor das unidades para planejamento; formação para motoristas e monitores do transporte escolar; capacitação para manipuladores de alimentos e encontro de acolhimento e formação para os novos gestores das unidades municipais.
Além disso, o segundo semestre é o período de aplicação das provas bienais para definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na última avaliação, Fortaleza superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação nos anos iniciais e finais. Para seguir com os bons resultados, a pasta também tem planejado ações para estimular alunos e professores. É o que explica Dalila Saldanha, secretária da Educação.
“Esse semestre teremos uma agenda motivacional e material didático para o quinto e nono ano, que serão as séries avaliadas. Tudo isso dará um reforço aos nossos estudantes, aos professores e aos gestores para que, em outubro, no dia das provas, todos possam estar bem preparados. A partir do Ideb, o Governo Federal planeja as políticas e financiamento da educação com destinação de recursos a serem aplicados na política educacional, nos estados e municípios”, detalha.
Agosto ON
Agosto costuma ser aguardado pelos estudantes da Rede Municipal por ser o mês em que se celebra o Agosto ON, programação especial promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) para comemorar o Dia do Estudante. Ao longo deste mês, a agenda inclui atividades em diversos espaços de Fortaleza, por meio de visitas a equipamentos públicos e de instituições parceiras. A iniciativa incluirá, também, uma comemoração no dia 11 de agosto, data em que é celebrado o Dia do Estudante. Em breve, a SME divulgará o cronograma deste ano.
Matrículas tempo integral
Fortaleza é a capital brasileira com maior cobertura de matrículas no Ensino Fundamental em tempo integral do país, com 64,4% (113.491) dos alunos matriculados, segundo o Censo Escolar 2022, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda no atendimento em tempo integral, quando incluídas as matrículas em todas as etapas de ensino, Fortaleza segue como a capital brasileira com maior cobertura de matrículas em Tempo Integral, com 57,9% de estudantes beneficiados com a jornada ampliada.
Ainda de acordo com o Censo Escolar 2022, no cenário nacional, Fortaleza é 4ª maior rede do Brasil em número de matrículas e 1ª do Nordeste; 1ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em cobertura no atendimento em Tempo Integral; 2º lugar no país em números absolutos no segmento de jornada ampliada e a 1ª capital do Nordeste em matrículas na Educação Infantil.