O tempo médio de concessão de benefícios do INSS no país caiu de 43 para 39 dias em abril, abaixo dos 45 dias previstos em lei. De acordo com o instituto, no mês passado, houve também uma redução do estoque geral de requerimentos à espera de análise — de 1.447.754 para 1.398.397 solicitações.

A redução do tempo médio de espera — pela concessão ou pelo indeferimento do benefício — considera os requerimentos que estão no estoque, mas desconta os pedidos que caíram exigência e estão parados aguardando que os segurados complementem a documentação exigida. Essa demora não é computada pelo instituto.

Segundo o INSS, entram na contagem desse tempo médio aposentadorias, pensões, salários-maternidade e auxílios. Acordos internacionais e análises de pós-perícia ficam de fora.

Atestmed

Para o INSS, a adoção do Atestmed — sistema que permite solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) pela internet (via portal ou aplicativo Meu INSS), enviando laudos e atestados médicos e odontológicos de forma digital, sem a necessidade de fazer perícia médica presencial — tem agilizado as análises de pedidos. Toda a documentação é verificada à distância.

O prazo mais curto de análise dos requerimentos gera economia ao INSS, uma vez que se a concessão de um benefício superar 45 dias, o instituto é obrigado, por lei, a pagar correção monetária ao segurado, quando o pagamento é enfim liberado.

Alerta Geral – Especial Caminhos da Aposentadoria

LINHA DIRETA PARA ESCLARECIMENTOS

O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão, aos sábados, por mais de 30 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora, tem uma linha direta para os ouvintes e internautas tirarem dúvidas na área da previdência social. As perguntas devem ser enviadas pelo Whatasapp (85) 99273.4353.