O Governador Elmano de Freitas (PT) esperou quase um ano e meio após o início da gestão para fazer a primeira minireforma no secretariado e tornar a máquina administrativa mais ágil, menos burocrática e mais produtiva, especialmente, do ponto de vista da visibilidade dos projetos, das ações e dos programas desenvolvidos pelo Estado.
Ao final de 2023, com um ano de mandato, Elmano sentiu a necessidade de mexer com o primeiro escalão do Governo, foi alertado sobre o fraco de desempenho de alguns auxiliares e da falta de aptidão de outros para as pastas e órgãos que administram. Esperou mais cinco meses e tornou inadiável a minireforma do secretariado.
O Chefe do Executivo ouviu as ponderações, as incorporou à agenda e preparou a oxigenação. As mudanças não foram antecipadas no apagar das luzes de 2023 por questões de saúde e de arranjos políticos que precisavam ser feitos.
LEIA MAIS
MAIS AÇÕS E MENOS PREGUIÇA!
Com o desafio de capitalizar, ao máximo, a parceria com um Governo Federal aliado, Elmano sabe que não pode perder tempo, que precisa de aliados que pensem menos na própria agenda política e eleitoral e mais nas ações e execuções da administração estadual.
Elmano precisa de gente que o ajude a governar, de gente que saiba onde está, o que faz, como faz e não de secretários ou dirigentes de órgãos que se limitam a confiar nos padrinhos e deixam de fazer o dever de casa. Exemplos desse perfil estão entre os titulares de pastas e órgãos que perderam os cargos.
A quem recebe a missão de administrar uma secretaria, uma autarquia, uma empresa ou um órgão público, deve, antes de mais nada, conhecer o que comanda e não tratar os assuntos com superficialidade.
Os secretários e dirigentes dos órgãos públicos não podem se limitar ao registro nas redes sociais da agenda que cumprem, não podem ter preguiça para conceder entrevistas, nem indiferença com a profundidade da agenda que cumprem.
LEIA MAIS
BASTIDORES NO JORNAL ALERTA GERAL
Os bastidores da troca de secretários ganham destaque, nesta segunda-feira (28), no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Sátiro Sales e comentários do jornalista Beto Almeida.
ALERTA GERAL, RÁDIO E INTERNET
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pela Internet e pelas emissoras de rádio do Sistema Ceará Agora e da Rede Somzoom Sat.