O Serviço de Oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, atendeu 1.303 pacientes nos seis primeiros meses de 2024. Funcionando desde de setembro de 2023, o setor foi o primeiro da rede Sesa a ser integrado a um hospital geral no interior do estado, servindo como piloto para outras unidades como o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, que inaugurou o serviço na última segunda-feira (15).

Os serviços ofertados aos pacientes incluem quimioterapias, cirurgias, radioterapias e análises histopatológicas. Neste primeiro semestre, foram realizados 312 procedimentos cirúrgicos, 271 quimioterapias, 161 radioterapias e houve 474 análises histopatológicas.

A coordenadora de enfermagem, Janaina Martins, explica que, nos últimos seis meses, o Serviço tem registrado um aumento significativo no número de pacientes que recebem tratamento oncológico. Segundo ela, essa crescente demanda reflete a importância de oferecer um serviço especializado e de qualidade para a população da região.

“Ao longo desse período, o serviço de oncologia tem se esforçado para atender a todos os pacientes da melhor maneira possível, garantindo um tratamento eficaz e humanizado. No geral, apesar dos desafios enfrentados, o serviço de oncologia do Vale do Jaguaribe tem se destacado no atendimento aos pacientes com câncer, oferecendo um tratamento de qualidade e promovendo a melhoria da saúde na região”, explica Janaina.