O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu Fortaleza como única capital em todo o País para participar de uma convenção municipal do PT.

O líder petista participou à Convenção do PSOL que oficializou a candidatura do deputado federal Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo, que terá como vice a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), mas, nas demais capitais do País, dedicou, exclusivamente, atenção especial à cidade de Fortaleza.

A visita de Lula, que prestigiou o lançamento da candidatura de Evandro Leitão, ao lado do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador Elmano de Freitas, abre caminho para o PT, após 16 anos, reconquistar o comando administrativo e político da Capital. Evandro tem como vice a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD). A disputa pela Prefeitura promete ser a mais acirrada dos últimos 30 anos.

CICLOS ADMINISTRATIVOS EM FORTALEZA

O PT teve dois ciclos administrativos em Fortaleza: o primeiro, entre 1986 e 1989, com Maria Luiza Fontenele, e o segundo, entre 2005 e 2013, com Luizianne Lins. A então prefeita Maria Luiza – primeira mulher a administrar a cidade de Fortaleza, foi eleita em 1985 na primeira eleição direta nas Capitais após o regime militar.

Em 2004, Luizianne conquista a Prefeitura, se reelege, em 2008, mas, quatro anos depois, não consegue eleger o seu candidato – Elmano de Freitas, atual Governador.

Elmano chegou ao segundo turno e foi derrotado pelo então candidato do PSB, Roberto Cláudio. À época, Roberto saiu vitorioso com o apoio do então Governador Cid Gomes. Hoje, Cid e Roberto são rompidos, mas o ex-prefeito segue a orientação do ex-presidenciável e irmão de Cid, Ciro Gomes.

FORÇA DE CAMILO, PRESTÍGIO PARA EVANDRO LEITÃO

A participação do presidente Lula na Convenção Municipal de Evandro Leitão é uma clara demonstração de prestígio do Ministro da Educação, Camilo Santana e do Governador Elmano de Freitas. Camilo é um dos ministros mais bem avaliados da gestão de Lula e ganhou projeção nacional, de forma meteórica, com o Programa Pé-de-Meia.

A presença de Lula tem, também, outras sinalizações: Fortaleza é o segundo maior colégio eleitoral da Região Nordeste e o quinto maior do Brasil, com 1.769.681 votantes, ou seja, um importante capital de votos na corrida pela Presidência da República em 2026.

CONFLITO COM CIRO GOMES

A visita de Lula chama, ainda, atenção para outro aspecto: o líder petista está dando um recado direto ao ex-presidenciável Ciro Gomes que o ataca em todos os discursos.

Ciro, mesmo com o PDT dentro do Governo Federal, ocupando dezenas de cargos e o Ministério da Previdência Social, tem sido duro nas críticas às gestões do PT – tanto nacional, quando estadual no Ceará.

Lideranças estaduais do PDT tentaram evitar a participação de Lula na Convenção em Fortaleza com o argumento de que o presidente da República não poderia se engalfinhar na disputa pelas Prefeituras onde partidos aliados ao Palácio do Planalto estão em lados opostos.

Lula, Camilo e Elmano ignoraram os apelos diante dos constantes ataques de Ciro aos Governos do PT. Lula sai de Fortaleza com a promessa de voltar na reta final da campanha do primeiro turno para fortalecer a candidatura de Evandro Leitão.

Evandro entra na campanha contra o prefeito José Sarto, candidato do PDT à reeleição, tem outros três adversários que dividem o chamado eleitorado conservador – Capitão Wagner (União Brasil), Eduardo Girão (NOVO) e André Fernandes (PL).

(*) Ao longo da manhã e tarde, mais informações sobre a Convenção Municipal do PT em Fortaleza que acontece no Centro de Formação Olímpica, próximo à Arena Castelão.