O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural vinculado à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), celebra a marca de 1.371 visitantes durante os seis primeiros meses de 2024. O número é superior à marca registrada no ano passado, que foi de 1.278 pessoas.
Na perspectiva da gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Clarissa Barroso, o crescimento é fruto do fortalecimento das relações entre o Fisco e a sociedade, principalmente pela parceria estabelecida com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), graças à inclusão da Unidade Curricular Eletiva (UCE) nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI).
Cerca de 70% do público que passou pelo CM neste ano foi oriundo da iniciativa “Escola no Fisco”, onde estudantes são recebidos nas instalações do Palácio da Fazenda. Clarissa explica que, “por meio de uma abordagem dinâmica e participativa, o projeto estimula o interesse dos jovens pela temática fiscal, contribuindo para a formação de cidadãos engajados e comprometidos com o desenvolvimento do estado.”
Percurso na Fazenda
As visitas guiadas ao CM contemplam as exposições: “Galeria dos Secretários”, “Notas de Memórias” e a sala interativa na instalação artística “Valor”, na sala cofre. Nesse percurso, o público externo conhece a história da Sefaz-CE, que se entrelaça com a história do estado do Ceará, e é sensibilizado sobre o papel cooperativo na construção cidadã.
Quando feitas em grupos escolares, há um segundo momento de debate voltado aos estudantes. Eles participam de um círculo de conversa sobre o tema “Educação e Cidadania Fiscal”. Nesse contexto, são incentivados a refletir e questionar aspectos comuns do cotidiano, como noções sobre tributos e suas funções sociais, cuidado com o patrimônio público e a presença do Estado na vida dos cidadãos.
O aumento de visitantes, segundo o balanço semestral do Centro de Memória, também é resultado do desenvolvimento do projeto “Memória, Museus, História e Patrimônio no Centro de Memória da Fazenda”. Nos primeiros seis meses do ano, foram realizadas 4 oficinas e 7 rodas de conversa. O principal objetivo desse movimento é a promoção do diálogo sobre temas relacionados à cidadania e à manutenção de espaços culturais e de memória.
Agendamento para o Centro de Memória
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, com último acesso às 16h
Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 2 – Centro, Fortaleza
Entrada gratuita
Agendamentos: clique aqui
(*)Com informação Governo do Estado do Ceará