A tuberculose é uma doença grave que pode afetar os pulmões, ossos, rins e meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Por ser uma doença contagiosa, casos mais graves de tuberculose podem ser prevenidos com a vacinação BCG.
Nas unidades básicas de saúde, as salas de vacinação estão completamente equipadas com os materiais e vacinas exigidos no calendário para crianças, adultos e idosos. Um dos imunizantes facilmente encontrados nos postos de todo o país é a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, que pode se disseminar pelo corpo através da corrente sanguínea. Para prevenir a doença, basta apenas uma única dose da vacina.
Entre 2014 e 2023, o Ceará registrou uma média anual de 3.600 casos de tuberculose e 206 mortes em decorrência da doença. Somente neste ano, foram registrados 2.500 casos, e o número de mortes por tuberculose chegou a 155.
A cobertura vacinal da BCG no estado é de 100%, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e o percentual nacional de imunização, que atualmente é de 85,21%. Com a vacina em estoque, a Secretaria da Saúde do Estado tem buscado unir forças com agentes de saúde dos 184 municípios para evitar que doenças erradicadas voltem a circular.