A poucas horas do início da votação deste domingo, o candidato do PSB à Prefeitura de Ibiapina, Marcão, tem o apoio de 56% dos eleitores para ser reeleito para um novo mandato, ficando, em segundo lugar, o candidato do PSD, Leandro Linhares, com 36%. É o que aponta a pesquisa estimulada do Instituto Zaytec Brasil que recebeu, na noite deste sábado (5), autorização da Justiça Eleitoral para ser divulgada.

A pesquisa, que está registrada no TSE sob o número CE-07653/2024, revela que 2,3% dos eleitores responderam que votariam em branco ou anulariam o voto, e outros 5,7% não souberam ou não quiseram responder.

O Instituto Zaytec Brasil realizou o levantamento entre os dias 26 e 28 de setembro e ouviu 400 eleitores. A pesquisa, contratada pela Empresa Grande Comunicação e Assessoria de Imprensa, tem uma margem de erro de 5 pontos para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

REJEIÇÃO

O Instituto Zaytec ouviu, também, os eleitores sobre a rejeição aos candidatos: 47,2% dos eleitores disseram rejeitar a candidatura de Leandro Linhares, enquanto Marcão tem a menor taxa de rejeição – 31,2%. Outros 23,5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA

O grupo de oposição tentou derrubar a divulgação da pesquisa na Justiça, mas o juiz da 73ª Zona Eleitoral de Ibiapina, Anderson Alexandre Nascimento Silva, considerou a ação improcedente. O magistrado recebeu as informações técnicas do Instituto Zaytec Brasil sobre a metodologia usada no levantamento de intenção de votos e decidiu, na noite deste sábado, liberar a divulgação da pesquisa.

LEIA MAIS