Em mais um passo fundamental para a garantia dos direitos das mulheres cearenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, inaugurou, neste domingo (08), a Sala Lilás na Arena Castelão.

Localizado no Complexo de Segurança do estádio, o equipamento conta com um espaço seguro e acolhedor para mulheres que vivenciam qualquer tipo de violência, oferecendo orientação e suporte, com atendimento psicossocial e jurídico, solicitação de Medida Protetiva Virtual e encaminhamento para a Rede de Proteção à Mulher.

Para a vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero, essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso em promover uma sociedade mais justa e com equidade. “As nossas mulheres, que vierem em dias de jogos na Arena Castelão, poderão ter o acolhimento e acompanhamento psicológico e jurídico, no caso de violência que aconteça no entorno do equipamento ou também em caso de violência doméstica e familiar. Essa Sala é para que a gente possa ter, cada vez mais, mulheres e famílias presentes no estádio, e que elas possam se sentir acolhidas e protegidas em todos os ambientes”, comentou.

A inauguração contou ainda com a presença do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, do CEO do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, do promotor e coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor, Dr. Edvando França, do presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, da defensora pública, Lia Cordeiro e demais autoridades.

“Nós acompanhamos, cada vez mais, a presença maciça das mulheres nos estádios. E por isso, precisamos dar toda atenção e proteção que as mulheres precisam. Essa ação vem para fortalecer esse acolhimento e segurança”, destacou o secretário do Esporte Rogério Pinheiro.

Atualmente, o Estado já conta com 45 equipamentos em sua rede de proteção às cearenses, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, Casas da Mulher Cearenses, Casas da Mulher Municipais, Salas Lilás, Estação da Mulher e Delegacias de Defesa da Mulher. Em breve, novos espaços serão implantados para promover mais igualdade e oportunidades as cearenses.

Com informações do Governo do Estado do Ceará