Nesta terça-feira (10) acontece em Brasília a 16ª edição do Fórum Nacional de Governadores, reunindo chefes dos Executivos dos 26 estados e do Distrito Federal. O evento é liderado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e tem como objetivo discutir temas estratégicos, como reforma tributária, segurança pública e medidas econômicas que impactam diretamente as finanças estaduais.

A presença de ministros como Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) reforça a articulação entre estados e União. 

O governador do Ceará Elmano de Freitas (PT), participou da reunião e reiterou que está atuando num trabalho integrado, em um proposta construída pelos secretários da segurança de todos os estados, entre as Forças de Segurança e as instituições para fortalecer o combate ao crime organizado em todo o país.

”No encontro, reafirmei o compromisso do Ceará em continuar atuando de forma dura e firme contra as facções criminosas. Também dialogamos sobre o Programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde (Pmae), do Governo Federal, que ampliará o acesso da população ao atendimento médico especializado. Essa união é fundamental para garantirmos mais conquistas para os cearenses!”, afirmou o chefe do Executivo cearense.

Elmano também expôs uma reunião com o ministro Lewandowski, que aconteceu hoje (10), onde foi apresentado uma proposta de emenda constitucional com o objetivo de unificar o sistema de segurança pública do país, garantindo recursos para o fundo nacional de segurança pública e do fundo nacional penitenciário para garantir o fortalecimento das instituições de segurança.

O governador parabenizou também a Polícia Civil com o bloqueio de mais de R$ 100 milhões advindo de organização criminosa no Estado do Ceará. ”Foi uma reunião muito produtiva, vamos buscar sensibilizar o Congresso Nacional, e cada vez mais integrar as ações do Governo do Estado com o Governo Federal. Garantir maior punibilidade aos homicidas, garantir uma ação mais enérgica na legislação para a progressão de regime, evitar que as pessoas perigosas tenham progressão de regime e assim sejam soltos, assim como avançar ainda mais na investigação de dinheiro no crime organizado no Brasil”, afirmou o petista.

Entre as principais pautas do encontro, que ocupa o Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, estão o debate sobre o relatório do senador Eduardo Braga(MDB-AM) para a reforma tributária, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que visa fortalecer o combate ao crime organizado, e estratégias para aprimorar os serviços de saúde nos estados.

O fórum também aborda questões relacionadas à assistência social, com foco no combate à fome e à pobreza, destacando a importância do alinhamento entre governadores e governo federal para enfrentar os desafios nacionais.

Com informações do Correio Braziliense