Nesta terça – feira (10), o Ministério da Saúde confirmou que a morte de uma criança de 1 ano e 3 meses, em Caucaia, foi causada por uma meningoencefalite amebiana primária , conhecida como ameba comedora de cérebro.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, informou que a causa do óbito foi atestada em alerta de evento nacional. O documento confirmou o falecimento da criança sete dias após o início de sintomas como febre, sonolência, irritabilidade e vômito.

Ainda de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a água utilizada para o banho provinha de um açude na região e não passava por tratamento adequado.

Uma cisterna, anéis de cimento e tambores utilizados para o armazenamento de água no quintal da casa estiveram entre os itens analisados pela Secretaria da Saúde do Ceará para coletar indícios da infecção por meningoencefalite.

Após a constatação da presença do protozoário, diversas ações como a substituição do processo de abastecimento de água da comunidade e instalação de novos cloradores foram adotadas. Também foram realizados exames nos moradores abastecidos pelo mesmo sistema de água, mas nenhum novo caso foi identificado.