Ao chegarem até Lotéricas Caixa, as pessoas tem se deparado com a negativa do pagamento de contas referentes a cobranças da Prefeitura de Fortaleza, como taxa do lixo e IPTU. Se alguém, por exemplo de Brasília tenha casa em Fortaleza e tente pagar um IPTU em uma unidade no Distrito Federal, vai ter a ação negada. 

O Contrato de Convênio de Arrecadação identificado como SIGTA 101605, firmado entre a Caixa Econômica Federal e o Executivo Municipal foi encerrado no dia 30 de novembro deste ano, um sábado. E essa atuação do banco vale em todo o território brasileiro.

Então ficou suspenso o recebimento de guias, boletos e afins ligados à Prefeitura de Fortaleza nas unidades lotéricas do Caixa no Brasil.

De acordo ofício da Superintendência Executiva de Governo Fortaleza da CEF ao Sindicato das Empresas Lotéricas e Similares do Estado do Ceará, “estão sendo desenvolvidas ações visando a renovação/prorrogação devida, cujas eventuais informações serão repassadas oportunamente.”

A suspensão dos recebimentos já causa transtornos. É o caso do aposentado José Maria Ribeiro, de 84 anos. Ao se dirigir por três vezes a uma lotérica na Barra do Ceará para pagar IPTU mais taxa do lixo, ele recebeu apenas a informação de que os boletos não eram recebidos, mas nenhuma explicação a mais foi dada. 

Quando abrimos o site da Prefeitura de Fortaleza não há informação sobre o não recebimento nas lotéricas. Entretanto no portal da Secretaria de Finanças (Sefin) do Município há uma imagem que fica por cerca de cinco segundos visível com a informação. Colocada nesta matéria.

Na imagem temporária que consta na Sefin, há uma mensagem de Atenção! A partir de 1º de dezembro os pagamentos de ISSQN, IPTU, ITBI e demais taxas de competência municipal não poderão mais ser efetuados na Caixa Econômica Federal e nas Lotéricas. O pagamento poderá ser efetivado nas seguintes instituições financeiras: Banco Bradesco S.A.; Banco Itaú Unibanco S.A.; Banco do Nordeste do Brasil S/A; Banco Inter S.A; Banco Cooperativo Sicredi S.A.; Banco Cooperativo Sicoob S.A; Banco do Brasil S/A.”