Divulgação/EBSERH

Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, alcançou 100 transplantes de medula óssea em 2024. Essa é a maior quantidade de transplantes realizados em um ano desde o início do serviço na Universidade em 2008.

Até então, 2023 havia sido o ano com a maior quantidade de procedimentos, 90 no total. Em 16 anos de funcionamento do serviço de transplantes no HUWC, foram 893 procedimentos de medula realizados no hospital, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Os transplantes de medula são realizados em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.

“Com esse resultado, fica claro o potencial da UFC em realizar procedimentos em áreas de alta especialização, como os transplantes”, avalia o reitor da Universidade, Prof. Custódio Almeida. “É um grande orgulho poder exibir essa marca que nos coloca em uma alta posição no circuito internacional de transplante de medula óssea. A equipe está de parabéns, assim como nossos parceiros do HEMOCE”, completa.

Como se tornar um doador de medula óssea

Para se cadastrar como doador de medula óssea no Núcleo de Medula do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, é necessário cumprir os seguintes requisitos: ter entre 18 e 35 anos, não ter tido câncer e apresentar documento de identidade com foto. O cadastro é realizado com a assinatura de um termo de consentimento e a coleta de uma amostra de sangue, para verificar a compatibilidade com pacientes.

No ato do cadastro, é preciso fornecer, além dos dados pessoais, dois contatos próximos para que seja possível ágil localização, caso haja paciente compatível. O cadastro é feito uma única vez, havendo necessidade apenas de mantê-lo atualizado.