Foto: Reprodução/ SSPDS

Nesta quarta-feira (15), representantes do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Consesp) se reuniram, com integrantes de outros órgãos para debater novas estratégias de combate ao crime no Estado com o objetivo de fortalecer as políticas integradas de segurança. O encontro aconteceu na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Consesp, o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sérgio Pereira. Na ocasião, o coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; e o coordenador Especial de Administração Prisional (Coeap/SAP), Carlos Alexandre Oliveira Leite, que também integram o conselho, estiveram presentes. 

Os assuntos destacados foram as reduções nos indicadores de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no segundo semestre de 2024, e as diversas ações realizadas pela SSPDS que culminaram em bons índices no ano passado. Na ocasião, também foram citados a importância de ferramentas como o Meu Celular, que proporcionou a recuperação de mais de 5.500 celulares no ano passado. Além disso, foi destacado também o aumento da apreensão de drogas, onde as Forças de Segurança do Ceará finalizaram o ano de 2024 com mais de 10,67 toneladas de drogas apreendidas.

O secretário executivo da SSPDS, Sérgio Pereira, falou sobre a importância dos bons resultados que foram alcançados por meio do trabalho integrado das Forças de Segurança. “Apresentamos o trabalho realizado em 2024, dividindo o cenário por semestres. Mostramos, que, no segundo semestre, houve uma tendência de queda nos índices criminais que já é resultado de uma nova postura da SSPDS, com diretrizes atualizadas e um planejamento mais direcionado para áreas críticas. Essa reunião também funcionou como uma prestação de contas para a sociedade, onde abrimos espaço para que representantes do Ministério Público e de outros órgãos pudessem trazer sugestões. A interação foi muito positiva, especialmente com o Judiciário, o que fortalece todas as instituições envolvidas”, concluiu ele.

A reunião contou ainda com as presenças do perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; o coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; e a delegada geral adjunta, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz. 

Integrantes do Consesp

O Consesp é integrado por representantes de diversas instituições e forças amigas, como SSPDS, PCCE, PMCE, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além de CGD, Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Casa Militar, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) de Fortaleza.

Também integram o Consesp membros do Conselho de Defesa do Policial em Exercício da Função (CDPEF), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Conselho do Direito da Mulher, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Casa Civil, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), Guarda Portuária, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Judiciário e universidades.

Fonte: Governo do Estado do Ceará