Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Fortaleza realiza a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente (CMMA), no próximo dia 24 de janeiro, com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica“. O evento vai acontecer no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), das 13h às 18h30, com as presenças do titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), João Vicente, e do secretário executivo, Isaac Andrade, além das demais autoridades.

As Conferências Municipais do Clima integram a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e têm como objetivo incentivar a participação social na definição de propostas para apoiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seuma, a conferência será gratuita e estruturada em cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental.

O público poderá se inscrever como ouvinte e integrar um dos grupos de trabalho na elaboração de propostas, além da possibilidade de se candidatar à eleição como delegado(a). Os eleitos serão indicados para levar as propostas construídas nas oficinas para a etapa estadual da conferência.

Embora este seja o primeiro evento com contribuições destinadas à esfera nacional, Fortaleza já conta com o Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (Forclima), uma instância participativa que articula as Secretarias do Município, setores empresariais, acadêmicos e a sociedade civil. O Forclima já promoveu mais de 30 encontros, com discussões e contribuições no âmbito municipal sobre temas relacionados à pauta climática e à resiliência urbana.

Sobre a Conferência

Durante as conferências municipais, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos/nas delegados/as. Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos.

As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.

PROGRAMAÇÃO
13h – 14h: credenciamento/acolhimento
14h – 15h30: solenidade de abertura
15h30 – 15h50: coffe break e direcionamento para as salas das oficinas
15h50 – 17h30: oficina de elaboração das propostas com Grupos de Trabalho (GT) por eixo emático + seleção de propostas prioritárias
17h30 – 18h30: retorno ao auditório e apresentação das propostas (cinco eixos)
18h30: encerramento

Com informações da Prefeitura de Fortaleza