Caso fique um benefício não seja sacado por mais de 60 dias, os pagamentos de aposentados, pensionistas e outros beneficiários podem ser suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. No entanto, essa regra vale para beneficiários que recebem com cartão magnético, método utilizado por pessoas sem conta-corrente. Os valores dos benefícios suspensos são devolvidos para a autarquia. A reativação do pagamento pode ser solicitada por meio do aplicativo e site Meu INSS ou pelo central de teleatendimento 135.
Nessas plataformas também é possível solicitar a emissão do pagamento não recebido. Há também a possibilidade de nomear um procurador para quem está impossibilitado de receber o pagamento. Caso a nomeação seja por problemas de saúde, doença contagiosa ou impedimento de locomoção, é necessário apresentar um atestado médico que comprove a condição.
Caso o segurado ou procurador não possam assinar, o INSS orienta que se faça uma procuração no cartório. Além disso, em situação nas quais o beneficiário não pode manifestar sua vontade, seja total ou parcialmente, o responsável deverá solicitar, por meio da Justiça, a nomeação de um representante legal para o recebimento do benefício. O benefício também pode ser pago por até seis meses para administradores provisórios cadastrados no INSS. Esse método pode ser utilizado por herdeiros, cônjuge, filhos, netos, pais e avós do beneficiário. Os beneficiários também podem usar as plataformas para agendar a entrega da documentação em uma unidade de atendimento do INSS.