Foto: Reprodução/ André Lima

Nesta segunda-feira (3), durante abertura dos trabalhos legislativos deste ano de 2025 na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT), proferiu um balanço de suas atividades durante seu primeiro mês de comando no Executivo fortalezense.

Em entrevista coletiva, o prefeito também anunciou o fim da SEGER (Secretária Municipal de Gestão Regional). No lugar desta secretaria, Evandro contou que serão lançadas outras três: de Proteção Animal; das Mulheres; e de Relações Comunitárias. Ele disse que isso é o ponto principal da Reforma Administrativa no município.

Leitão afirmou, inclusive, que o município não irá gastar mais com a criação das três pastas, pelo contrário, o investimento que se tinha na SEGER irá apenas ser transformados nos cargos das novas secretarias. ”Nós não teremos nenhum tipo de impacto financeiro. Os cargos que serão extinguidos da SEGER, serão transformados dentro das criações dessas secretarias que estamos criando”, garantiu Evandro.

O prefeito elencou o compromisso de gestores e servidores em garantir a prestação de serviços à população. O petista destacou a relação de diálogo permanente com o Legislativo na construção de uma cidade justa, humana e com mais oportunidades.

“Quero reafirmar o meu compromisso e da vice-prefeita, Gabriela Aguiar, com Fortaleza e com o trabalho conjunto entre os poderes. A Câmara é um espaço legítimo da representação popular. E este diálogo permanente entre Prefeitura e os vereadores é necessário para que possamos construir uma capital mais justa, humana, e com mais oportunidades para todos e todas”, ressaltou o Chefe do Executivo.

Com uma gestão pautada pelo respeito, transparência e escuta ativa, Evandro Leitão reforça a importância de uma trabalho em sintonia com as demandas da cidade e a gestão. Apresentando uma dívida de R$ 4,6 bilhões e um déficit na Capacidade de Pagamento (CAPAG)* referente ao ano de 2024, o que revela uma redução do nível de pagamento e com isso Fortaleza poderá passar de nível B para C.

Com base nessa situação, Evandro Leitão voltou a reafirma o comprometimentos de todos da gestão municipal na redução de gastos. Dentre as medidas estão: redução do salários seu próprio salário, da vice-prefeita e dos secretários; redução de gratificação dos servidores; redução de cargos comissionais e de terceirizados; e revisão em contratos de aluguéis.

Ações do primeiro mês de gestão

Ao destacar a atuação da gestão municipal nos primeiros 31 dias, Evandro Leitão falou sobre a extinção da taxa do lixo, que contou com o apoio e compromisso do Legislativo: “Fortaleza precisa de nós unidos, pensando no coletivo e colocando os interesses da cidade acima de qualquer divergência. A governabilidade se constrói com diálogo e sei da importância dessa Casa, porque também já fui legislador e e entendo o papel essencial dos vereadores e vereadores na mediação entre o Executivo e a população”.

Lançamento de uma grande operação de limpeza dos rios e canais, recursos estaduais para o IJF, garantia de atualização do piso para profissionais da educação, estão entre as medidas elencadas pelo prefeito Evandro Leitão agradecendo o apoio do governador Elmano de Freitas e do Governo Federal..

Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza