Governo Lula tentou, em dois anos, revitalizar programas de gestões passadas, mas só tem uma marca: o Pé-de-Meia

O terceiro Governo do presidente Lula tentou revitalizar programas das gestões petistas anteriores, mas, ao longo de dois anos, não obteve sucesso na estratégia de revitalização do PAC e do Minha Casa, Minha Vida e, hoje, tem uma única marca: o Pé-de-Meia. Melhor invenção na história da educação pública brasileira para segurar os estudantes do ensino médio na sala de aula, o Pé-de-Meia tem uma capilaridade social extraordinária e impacta na vida econômica de quase 4 milhões de famílias que lutam para manter os seus filhos na escola pública.

POUPANÇA PARA ESTUDANTES
A cada mês, o aluno, com base na frequência à sala de aula, recebe um auxílio de R$ 200 e, para quem concluir o ensino médio, soma, ao longo de três anos, R$ 9.200. O valor inclui, também, uma parcela pela participação no
Enem e, a cada ano concluído, mais R$ 1.000. Parte da grana só pode ser sacada quando o estudante terminar o terceiro ano do ensino médio. A poupança é determinante para bloquear a evasão escolar. São 3,9 milhões de estudantes no guarda-chuva do Pé-de-Meia que, em 2025, tem um orçamento de R$ 13 bilhões.

SUCESSO E CIUMEIRA
Ex-governador e senador eleito em 2024, Camilo Santana chegou ao MEC com o desafio de criar ações novas que o possibilitassem justificar a sua passagem pela Esplanada do Ministério, mas, acima de tudo, construir algo que se tornasse real na vida de quem mais precisa de uma educação pública de qualidade e atraente. A ideia de instituir um programa voltado a incentivar os estudantes a frequentarem a sala de aula, estava na agenda e, após muitas discussões, surgiu o Pé-de-Meia, nome sugerido pelo amigo e atual secretário da Casa Civil
do Governo do Estado, Chagas Vieira. Poucos, dentro e fora do Governo Federal, acreditavam que o Pé-de-Meia vingasse e ganhasse a dimensão social que alcançou em menos de um ano. Com o Pé-de-Meia, Camilo atraiu os olhares de aliados que torciam pelo sucesso da ideia, despertou a ciumeira de quem o viu ganhar notoriedade e garantiu, em dois anos, construir a principal marca do Governo Lula III. O Pé-de-Meia vai proporcionar a alegria não apenas para os estudantes da rede pública de ensino, mas, também, para o comando político do Governo Lula.