Dos 34 denunciados, além do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos dois generais cearenses, um terceiro militar do Ceará aparece entre os denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR). Trata-se do tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Oliveira, integrante dos “kids pretos“.
Rodrigo Azevedo fazia parte de “ações coercitivas foram executadas por membros das forças de segurança pública que se alinharam ao plano antidemocrático“. Ele é acusado de crimes de organização criminosa armada (art. 2º, caput, §§2º e 4º, II, da Lei n. 12.850/2013), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do CP), golpe de Estado (art. 359-M do CP), dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima (art. 163, parágrafo único, I, III e IV, do CP), e deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da Lei n. 9.605/1998), observadas as regras de concurso de pessoas (art. 2 9, caput, do CP) e concurso material (art. 69, caput, do CP).
Juntamente com outros cinco militares, Rodrigo esteve preso em novembro de 2024 na Operação Contragolpe, por supostamente planejarem um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e “restringir o livre exercício do Poder Judiciário”.
No fim de dezembro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão do direito de visitas ao tenente-coronel, após a irmã do militar tentar levar ao oficial um fone de ouvido, um cabo USB e um cartão de memória.
Em depoimento à PF, Rodrigo declarou que possui formação em Forças Especiais do Exército e que, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2022, exercia a função de chefe da seção de preparo do Comando de Operações Especiais (Copesp). Confirmou, além disso, que estava na posse do aparelho celular identificado pelas investigações (vinculado ao codinome “Brasil”) e que cadastrou um chip utilizando dados de terceiros.
Quem é Rodrigo Bezerra de Azevedo
Considerado um militar altamente qualificado, Rodrigo Bezerra de Azevedo é doutorando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme) e possui especializações em operações de guerra não convencional.
