IBGE aponta que 85% de adolescentes cearenses frequentavam a escola em 2022; CE está com melhores índices de matrículas do país

Foto: Reprodução/ JW.org

O último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 14% dos adolescentes, com idade ideal para estarem no Ensino Médio, dentre 15 a 17 anos, não frequentavam a escola em 2022. O cenário da educação brasileira naquele ano foi divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (26), categorizado em diversas idades e etapas de ensino. A grande maioria, 85,91% estavam na escola.

O Governo do Ceará fomenta o objetivo de universalizar as escolas em tempo integral para a rede de ensino estadual até o fim de 2026. Para tanto, a nível nacional, o programa Pé-de-Meia também prevê reduzir a evasão escolar nesta etapa por meio de uma poupança educacional que incentiva a permanência e a conclusão dos estudos. O estado do Ceará é o 3º do Nordeste com 89,49% dos jovens dessa faixa etária frequentando as unidades de ensino. 

Já na seção da Educação Básica, o IBGE divulga que somente 34,39% das crianças de 0 a 3 anos que estiveram em creches em 2022. O Ceará hoje é o 7º estado do país e 1º do Nordeste com a maior proporção de crianças frequentando as creches.

As matrículas de crianças de 4 e 5 anos, também dá destaque ao Ceará, logo 92,63% das pessoas com essa idade estavam na escola em 2022, atrás percentualmente apenas do Estado do Piauí (94,59%).

No Ensino Fundamental, o estado ocupa a 7ª posição nacional. Em todo o país, este é o nível de ensino com maior adesão, superior a 90% em todos os Estados.

Com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística