De acordo com divulgação do Censo Escolar 2024, o Ceará chegou a 123.367 matrículas de educação especial no ensino básico. Em comparação com 2023, o crescimento foi de 26%. Na ocasião 97.767 foram realizadas.
Ainda segundo o Censo, o Ceará é o sétimo estado com maior quantidade de matrículas na educação especial, que engloba estudantes da educação infantil até o ensino médio, incluindo a Educação para Jovens e Adultos (EJA) e profissional. Mais da metade das matrículas da modalidade (56,6%) foi feita por alunos com transtorno do espectro autista (TEA).
Isso representa mais de 25 mil novas matrículas na modalidade. A quantidade de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados nas escolas cearenses mais que triplicou no período de 2014 a 2024.
