Ofertando 7.460 vagas para cursos gratuitos de gastronomia, a Prefeitura de Fortaleza segue com vagas abertas para quem deseja se qualificar, empreender ou aumentar a renda familiar. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e não tem prazo definido para encerramento das inscrições, mas as vagas são limitadas. Ao todo, serão formadas 373 turmas, com aulas distribuídas entre os meses de julho e dezembro.
Com início das aulas previsto para 28 de julho, os cursos serão realizados em instituições espalhadas pelas 12 regionais da cidade. Cada turma terá 20 alunos e contará com aulas práticas. A formação inclui conteúdos como produção de salgados, sobremesas, marmitas comerciais e bolos caseiros. Todos os cursos têm 40 horas de duração e serão ministrados pelo Senac, referência em ensino profissional no Brasil.
O programa é direcionado a públicos que mais precisam de apoio para entrar ou se manter no mercado de trabalho: pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres chefes de família, jovens em busca do primeiro emprego, trabalhadores informais e microempreendedores.
As inscrições seguem abertas e podem ser feitas de forma on-line, no site Fortaleza Inclusiva ou presencialmente nas sedes das regionais localizadas nos bairros Barra do Ceará, Varjota, Parquelândia, Vila União, Bom Jardim, Messejana, Guararapes, Parque dois Irmãos, Barroso, Maraponga, Panamericano e Centro.
