Aniversário da Lei Maria da Penha é marcado, no RJ, pela prisão de mais de 40 acusados de violência contra a mulher

Foto: Érica Martin / Agência O Dia

Mais de 40 homens acusados de violência doméstica foram presos nesta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro durante o “Dia D” da Operação Shamar, uma mobilização nacional de combate à violência contra a mulher.

A ação marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes ferramentas legais na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

A operação teve início na última sexta-feira (1º) e já havia resultado na prisão de 137 pessoas até esta quarta-feira (6). Desde o começo do mês, foram registrados 849 boletins de ocorrência por violência doméstica em todo o estado. Em 706 desses casos, as vítimas solicitaram medidas protetivas de urgência, que foram encaminhadas ao Judiciário pela Polícia Civil.

A Shamar reúne forças de segurança e instituições de justiça de todo o país para agir com rigor diante de um problema que, apesar dos avanços legais, ainda persiste em índices alarmantes. As autoridades reforçam que denúncias são fundamentais para a atuação rápida e eficaz da polícia.

A expectativa é de que mais prisões ocorram nos próximos dias como parte da continuidade da operação. As prisões mostram a importância da Justiça agir para enfrentamento da violência contra a mulher.