Ceará recebe 23 unidades móveis de saúde bucal entregues por Lula, nesta quinta-feira (21)

Foto: Igor Evangelista/MS

O presidentes Luís Inácio Lula da Silva entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis a 400 municípios, nesta quinta-feira (21). Dentre os estados beneficiados, o Ceará recebeu 23 Unidades Odontológicas Móveis.

Os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, buscando evitar a concentração de recursos e ampliar a cobertura em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) onde mais precisa.

Com investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde, os novos veículos vão beneficiar 1,4 milhão de pessoas em todos os estados. A entrega marca a retomada, após 10 anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, que garante acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso.

FUNCIONAMENTO 

A Unidade Odontológica Móvel pode ofertar tanto procedimentos da atenção primária quanto, conforme a organização local, ações especializadas como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias.Quando necessário, as pessoas atendidas podem ser encaminhadas para continuidade do cuidado em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e os Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb), com foco em municípios de até 20 mil habitantes.

Informações – Governo Federal