Cuidado com o golpe: Criminosos estão se passando por falso curador do INSS; saiba como se proteger

Foto: Reprodução

Aposentados e pensionistas do INSS que suspeitarem de fraudes envolvendo falsos curadores podem registrar denúncias para proteger seus benefícios (veja como abaixo). Criminosos criam procurações falsas para assumir a representação legal dos segurados e movimentar valores de aposentadorias e pensões de forma ilegal.

As denúncias indicam que criminosos conseguem assumir a representação legal do segurado e realizar transferências de valores diretamente das contas das vítimas. O golpe é aplicado por meio do cadastro de uma procuração falsa, que transfere ilegalmente a representação legal do segurado para o golpista. O documento fraudulento é inserido na conta Gov.br da vítima, que passa a ser classificada no sistema como mentalmente incapaz.

Como denunciar o golpe do falso curador do INSS

  • Acesse o site do Fala.BR, criando uma conta na plataforma ou usando o login Gov.br;
  • Denúncias podem ser anônimas, mas usuários identificados recebem resposta;
  • Ao entrar no sistema, selecione “Denúncia” e clique em “Avançar”;
  • Em “Tipo de denúncia”, escolha “Gov.br”;
  • Em “Faça sua denúncia”, selecione a esfera “Federal” e depois o órgão “INSS”;
  • No campo “Fale Aqui”, descreva de forma clara o ocorrido;
  • Anexe documentos e provas que sustentem a denúncia;
  • Informe estado, município e local (ex.: agência do INSS);
  • Informe os dados dos envolvidos, se houver;
  • Revise e confirme o envio;
  • Guarde o número de protocolo para acompanhar a denúncia;
  • O prazo máximo de resposta é de 30 dias, prorrogável por mais 30.

O que diz o INSS

Procurado, o INSS esclareceu que o cadastramento de representantes legais e procuradores é um procedimento oficial previsto para garantir o acesso aos benefícios em situações específicas.

“Para ambas as modalidades, a solicitação deve ser feita nos canais oficiais do INSS, com apresentação de documentos de identificação e do termo que comprova a representação. Caso um beneficiário identifique uma inclusão indevida, deve solicitar imediatamente a exclusão junto ao Instituto. Todas as denúncias recebidas pelo canal Fala.Br são rigorosamente apuradas para corrigir falhas, implementar melhorias nos processos e evitar novas ocorrências”, diz a nota do órgão.

Informações – Extra