Com mais de R$ 2,2 milhões em investimentos, Itapiúna-CE recebe Centro de Educação Infantil e tablets para estudantes

Fotos: Carlos Gibaja e Tiago Stille/ Casa Civil

O município de Itapiúna, localizado a cerca de 120 km de Fortaleza, recebeu, nesta terça-feira (7), o novo Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Maria Rissalva Paixão Freitas. Com investimento de R$ 2.207.260,28 por parte do Governo do Ceará, o equipamento tem capacidade para receber até 208 crianças. A solenidade, comandada pelo governador Elmano de Freitas, contou com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela, do secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, além de outras autoridades.

Fico muito feliz de estar em Itapiúna para entregarmos esse CEI. Dona Maria Rissalva transformou a sua casa em escola. Uma mulher simples, mas que sabia a importância de ler e escrever desde cedo para as nossas crianças. A geração do meu avô sequer tinha escola, a do meu pai estudou até o 4º ano do primário, mas depois precisou ajudar a família com trabalho. É também por isso que tenho orgulho de ter um presidente como o Lula que nos ajuda, passo a passo, desde a criança até o Ensino Médio”, destacou o governador Elmano de Freitas.

CEI de número 22 entregue pelo Governo do Ceará em 2025, o equipamento de Itapiúna conta com berçário, dormitório, fraldário, quatro salas de referência, banheiros infantis, refeitório, cantina, cozinha, copa, diretoria, recepção e parque infantil, além do bloco administrativo.

Os CEIs integram as ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os equipamentos ficam sob a responsabilidade das gestões municipais.

Eliana Estrela ressaltou todo o apoio por parte do governador Elmano de Freitas para que os cearenses sigam avançando por meio da educação. “Gostaria de agradecer o nosso governador Elmano por todos os investimentos, dedicação e compromisso com a nossa educação. Ele costuma dizer que falar da educação cearense faz seus olhos brilharem. Também queria saudar e agradecer a todos os profissionais que fazem o melhor pela nossa educação, sempre pensando no melhor para os cearenses”, comentou.

Mais tecnologia e interação

Também em Itapiúna, nesta terça-feira (7), foram entregues, por parte do Governo do Ceará, 217 tablets para estudantes da 1ª série do Ensino Médio (EM). O evento aconteceu na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Franklin Távora. O investimento foi de R$ 97.650,00.

A ação dá continuidade à entrega de 109.396 tablets para alunos da 1ª série do EM. Ao todo, o aporte estadual será de R$ 49.161.080,00.

Mais capacitação

Itapiúna está inclusa na 4ª etapa do processo de implantação previsto no Programa de Universalização da Educação Superior do Ceará, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação.

Prefeito de Itapiúna, Júnior Lopes comemorou a chegada de diversos equipamentos e investimentos para o município, desenvolvendo a região como um todo. “O governador Elmano nasceu em Baturité, tem uma afinidade muito grande com a nossa região. Hoje, diante deste belíssimo trabalho que ele está concretizando, nós temos um Governo diferenciado, sempre realizando o trabalho mais importante: a boa interação com as pessoas. Não há obra mais importante do que cuidar das pessoas”, pontuou.

Com funcionamento previsto para 2026, o novo polo de cursos de graduação e especialização é voltado, prioritariamente, para à formação de professores, agentes públicos, além de alinhamento às demandas econômicas locais.

Com informações do Governo do Estado do Ceará