Capacitação gratuita ensina manejo e preservação de abelhas nativas da Mata Atlântica na capital cearense

Estão abertas as inscrições para o Curso de Educação Ambiental sobre Abelhas Nativas da Mata Atlântica com módulo presencial em Fortaleza, realizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

O curso será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Parque Estadual do Cocó, Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no estado. Gratuito e com vagas limitadas a 30 participantes, o curso é destinado a educadores, estudantes, profissionais da área ambiental e demais interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas no site da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (rbma.org.br) e serão preenchidas por ordem de envio. A formação será conduzida pelo especialista Joaquim Saldanha, e tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância das abelhas nativas sem ferrão na conservação da biodiversidade e na manutenção dos ecossistemas da Mata Atlântica.

SOBRE O CURSO

Durante os dois dias de curso, os participantes terão acesso a uma programação que combina teoria e prática, com foco em temas como a importância das abelhas sem ferrão e suas relações ecológicas com a Mata Atlântica, o papel da polinização de espécies nativas e cultivadas, as causas do desaparecimento das abelhas, entre elas o uso de agrotóxicos, o desmatamento e a urbanização, além dos impactos do declínio dos polinizadores e das ações necessárias para sua conservação.

Também serão abordados temas relacionados aos meliponários como ferramentas de preservação e educação, à meliponicultura e ao ecoturismo, bem como aos produtos derivados da atividade, como mel, pólen, própolis e cera, destacando ainda a importância da educação ambiental na formação de multiplicadores.

Na parte prática, os participantes poderão observar diretamente uma colmeia didática, acompanhando o comportamento das abelhas operárias, rainhas e machos, assim como as estruturas internas do ninho. O meliponário do Parque Estadual do Cocó está sendo revitalizado e receberá novas caixas com abelhas da espécie Jandaíra, nativas da Mata Atlântica, servindo tanto como espaço de aprendizado e prática durante a formação quanto como recurso de educação ambiental para os visitantes do parque.

Informações –  Secretaria do Meio Ambiente e Mudança