O Governo do Ceará realizou, neste sábado (22), o 2º Dia C de Cirurgias. A iniciativa, que ocorre em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Agora Tem Especialistas, vai mobilizar durante todo o dia 97 hospitais em 56 municípios.
Com a realização de mais de 3 mil procedimentos, a ação tem como objetivo central agilizar a fila de espera e ampliar o acesso da população para os serviços de saúde.
O governador Elmano de Freitas, em Fortaleza, falou sobre a ação.

Serão ofertadas, durante todo o dia, cirurgias de Oftalmologia, Cirurgia Geral, Ortopedia/Traumatologia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Vascular, Cabeça e pescoço, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cardiologia, Bucomaxilo, Mastologia e Cirurgia torácica.
AÇÕES NO ESTADO
O Dia C de Cirurgias acontece de forma conjunta com a participação de todas as regiões de saúde do Ceará. São elas: Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR); Superintendência da Região de Saúde do Sertão Central (SRCEN); Superintendência da Região de Saúde Norte (SRNOR); Superintendência da Região de Saúde Leste (SRLES) e Superintendência da Região de Saúde Sul (SRSUL).
Prefeito de Caucai, Naumi Amorim, agradeceu o apoio do governado. “Parceria é para isso mesmo, para melhorar a vida do nosso povo, sempre trabalhando pela nossa população. Serão 700 cirurgias somente em Caucaia neste dia. Obrigado governador pelo apoio para a nossa cidade”, detalhou.
Em Quixeramobim, cerca de 400 procedimentos, em diversas áreas, devem acontecer “Essa é uma iniciativa extraordinária e um exemplo para o Brasil. Gostaria de agradecer toda a equipe de saúde do Ceará, que se dedica todos os dias beneficiando a população”, afirmou o prefeito do município, Cirilo Pimenta.
Prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, salientou a chegada de procedimentos inéditos para o município por meio do Dia C. “Para a gente é uma alegria participar desse Dia C. Pela primeira vez na história estaremos realizando cirurgia de joelho. Vamos trabalhar cada vez mais para que nossas metas aumentem e possamos auxiliar a nossa população”, discorreu.
No Cariri, a superintendente da região, Tereza Cristina Mota, agradeceu o apoio do Estado e da União possibilitando o aumento no número de atendimentos em vários municípios. “Com a Carreta da Saúde, do Governo Federal, mais de 1250 mulheres já foram atendidas. Somos apenas gratidão por tanto trabalho e obras nesta região.”
Informações – Casa Civil
