Durante um almoço com jornalistas nesta quinta-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB) afirmou que a segurança pública representa hoje o maior desafio político e institucional tanto no Ceará quanto no Brasil. Segundo ele, apesar da complexidade do problema, o Estado vive o maior ciclo de investimentos e ações já realizados na área.
De acordo com o parlamentar, nunca se destinou tantos recursos nem se promoveu tantas mudanças estruturais voltadas à segurança pública. Ele destacou a abertura de 3.500 novas vagas na Polícia Civil, incluindo 100 cargos para delegados, além de centenas de vagas para inspetores e agentes. Também foram citadas 450 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar e mil vagas para a Polícia Militar. Segundo ele, o governo estadual já sinalizou que pretende convocar todos os aprovados nos concursos.
O presidente da Alece também ressaltou a ampliação da estrutura das forças de segurança, com a transformação de antigos pelotões em companhias e batalhões, além da criação de um sistema de metas voltado à redução da criminalidade. Apenas neste ano, segundo ele, foram destinados recursos adicionais ao orçamento da segurança para pagamento de gratificações a policiais que atingirem objetivos estabelecidos.
Outro ponto enfatizado foi o combate às organizações criminosas. Conforme os dados apresentados, o Ceará registrou recorde de prisões e avançou na asfixia financeira dessas facções, com mais de R$ 2,2 bilhões bloqueados por decisões judiciais, envolvendo contas bancárias, imóveis, veículos, embarcações e aeronaves vinculadas a atividades criminosas.
Apesar dos avanços, Aldigueri defendeu mudanças na legislação penal e processual penal brasileira, argumentando que o atual arcabouço jurídico dificulta o enfrentamento mais efetivo do crime organizado. Ele avaliou que esse debate não cabe às assembleias estaduais, mas ao Congresso Nacional, responsável por revisar normas que tratam de progressão de regime, audiências de custódia e cumprimento de pena.
Na avaliação do parlamentar, o endurecimento da legislação é fundamental para evitar que lideranças criminosas retornem rapidamente às ruas e para dar mais respaldo às decisões do Judiciário. Segundo ele, trata-se de um problema estrutural que ultrapassa as fronteiras estaduais e exige uma resposta nacional articulada.
OBRAS DE ESTRUTURA E PRAÇA CÍVICA
Em discurso geral, Romeu destacou as obras que devem ser feitas no palácio da Assembleia em 2026: ”Vamos esse ano que vem fazer uma grande reforma estrutural na Casa, temos um prédio de 50 anos. Tivemos um incêndio que afetou o plenário mas foi reformado apenas o plenário, mas não temos até hoje um alvará do Corpo de Bombeiros, não os anexos, o original precisa fazer por um processo estrutural”.
Uma praça cívica será feita no jardim da ALECE, para eventos, além de um espaço pet, parque infantil, pavilhão das 184 bandeiras e academia ao ar livre. Segundo o deputado o intuito é promover um local de convívio social. ”Vamos abrir aquele espaço lindíssimo, que não é utilizado, porque vai colocar um lazer para a população e para o parlamento”, destacou Aldigueri.
Confira:
