Um homem de 76 anos desenvolveu aumento do tecido mamário — popularmente descrito como “seios” — após iniciar o uso de um medicamento para tratar uma condição cardíaca. O caso foi relatado na revista científica New England Journal of Medicine.
De acordo com a publicação, o idoso apresentou inchaço e sensibilidade na região dos seios ao longo de oito meses. Após avaliação clínica, os médicos diagnosticaram ginecomastia, condição caracterizada pelo aumento não canceroso do tecido mamário em homens.
A ginecomastia ocorre devido a um desequilíbrio hormonal entre estrogênio e testosterona. O quadro pode provocar inchaço, dor ou o surgimento de um nódulo sob o mamilo. A condição é relativamente comum em fases de mudanças hormonais, como a puberdade e o envelhecimento, mas também pode estar associada ao uso de certos medicamentos.
Medicamento associado ao caso
No caso do paciente, os médicos concluíram que o quadro foi provocado pelo uso de espironolactona, um dos medicamentos mais prescritos nos Estados Unidos para o tratamento de problemas cardiovasculares. Embora aprovado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), o remédio pode causar efeitos colaterais como desidratação, tontura, dor de cabeça e fadiga. A ginecomastia, porém, é considerada um efeito adverso mais raro.
Tratamento costuma ser simples
Segundo especialistas citados na publicação, em muitos casos a ginecomastia regride espontaneamente. Quando a origem está relacionada a medicamentos, a conduta mais comum é ajustar a dose ou substituí-los por alternativas terapêuticas.
Se o aumento do tecido mamário for significativo ou persistente, podem ser indicadas intervenções cirúrgicas, como lipoaspiração ou mastectomia para retirada do tecido glandular.
O caso serve como alerta para a importância do acompanhamento médico contínuo em tratamentos cardiovasculares, especialmente entre pacientes idosos, que podem apresentar reações adversas menos comuns.
