Aprovados em concurso da Fiocruz irão reforçar atendimento no SUS

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) será fortalecido com a integração de mais 225 novos profissionais provenientes do cadastro de excedentes do último concurso público da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conforme previsto na Portaria MGI nº 2.849, de 16 de junho de 202. Com essa nova medida, o governo amplia para 600 o total de vagas autorizadas para o concurso 2023/2024, somando o novo contingente às vagas originais e adicionais já previstas anteriormente.

O documento de autorização foi assinado nesta quarta-feira (7/1), no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ato que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

“Esse reforço no quadro de servidores é essencial para que a Fiocruz e o SUS mantenham sua capacidade de resposta frente às emergências sanitárias e na produção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias no âmbito nacional e global”, afirmou Alexandre Padilha.

RECOMPOSIÇÃO DAS VAGAS

A autorização contempla exclusivamente a recomposição de quadros de nível superior, distribuídos estrategicamente em três carreiras: 75 vagas para Analista de Gestão em Saúde, 75 para Pesquisador em Saúde Pública e 75 para Tecnologista em Saúde Pública.

Informações – Ministério da Saúde