O Ministério dos Transportes contabilizou que 323.459 motoristas foram beneficiados com o programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apenas na primeira semana. Desde 9 de janeiro, a iniciativa começou a operar com atualizações diárias e gerou uma economizou de R$ 226 milhões para os condutores que deixaram de pagar taxas, exames e custos administrativos.
Mais da metade (52%) dos beneficiados são motoristas com a CNH de categoria B, exclusiva para carros. Outros 45% são aqueles que possuem licença AB, que permite dirigir carros e motocicletas. Quem tem habilitação da categoria A soma 3% das renovações automáticas. Os demais são condutores das categorias C e D.
A renovação automática faz parte de uma nova política do Governo Federal que premia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e que estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Para estar apto a renovação automática, o condutor deve realizar o cadastro no aplicativo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) — também conhecido como app da CNH Digital do Brasil — ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA
O benefício é válido para motoristas que:
- Não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses
- Estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC)
- Estão dentro do prazo regular de validade da CNH
A renovação automática é gratuita, mas tem regras específicas conforme a idade do condutor.
Informações – Extra
