A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quarta-feira (4), o reajuste de 5,4% no piso salarial dos professores efetivos e substitutos da rede municipal de ensino. A medida segue o percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC) e anunciado no último dia 21 de janeiro.
Com o reajuste, o piso salarial dos professores passa de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63. Segundo a Câmara Municipal, o aumento beneficia mais de 14 mil servidores, entre professores efetivos e substitutos. O novo valor terá efeito retroativo a 1º de janeiro de 2026.
No mesmo dia em que o MEC divulgou o reajuste do piso nacional, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou que o município seguiria o percentual e encaminharia o projeto para apreciação do Legislativo, o que foi confirmado com a aprovação nesta quarta-feira.
Além dos professores que atuam em sala de aula, o reajuste também se estende aos servidores ocupantes dos cargos de Assistente da Educação Infantil e Secretário de Unidade Escolar, vinculados ao Núcleo de Atividades de Apoio à Docência.
Entenda o piso salarial
O piso salarial do magistério é o valor mínimo que os professores da rede pública devem receber em todo o Brasil, considerando uma jornada de 40 horas semanais. Ele é atualizado anualmente pelo Governo Federal, conforme critérios estabelecidos em lei.
A medida provisória que trata do reajuste foi assinada no dia 21 de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana. Com a nova regra, o crescimento real do piso, que anteriormente seria de apenas R$ 18, passou para R$ 262,86, representando um ganho mais significativo para os profissionais da educação.
