Parceria Público-Privada do Esgoto: 183 mil famílias cearenses já podem se interligar ao sistema de esgotamento sanitário 

Diariamente, equipes sociais da Ambiental Ceará, parceira da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) na operação dos serviços de esgotamento sanitário, visitam residências cearenses sensibilizando a população quanto à importância de se conectarem à rede de esgoto disponível. Cerca de 183 mil residências já poderiam estar conectadas ao sistema de esgotamento sanitário, contribuindo para o avanço da universalização do saneamento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social. Das 24 cidades atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP), somente Fortaleza possui quase 100 mil casas com conexões de esgoto ociosas, ou seja, que não utilizam a rede mesmo com o benefício disponível. Na lista de municípios com a maior disponibilidade de ligações de esgoto, a capital é seguida por Juazeiro do Norte que possui 12.407, Horizonte com 8.438, Caucaia com 7.355, São Gonçalo do Amarante com 4.750 e Cascavel com 1.225 imóveis aptos à interligação. Em 2025, foram realizadas mais de 535 mil visitas a residências cearenses, resultando com a conexão à rede de esgoto em mais de 80 mil imóveis

Para verificar se um endereço possui rede de esgoto disponível e solicitar a interligação ao sistema, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia. A Parceria Público-Privada de esgoto firmada entre a Cagece e Ambiental Ceará tem como objetivo universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, atendendo 4,3 milhões de cearenses. Ao todo, R$ 6,5 bilhões serão investidos em obras, levando esgotamento sanitário para 90% da população até o ano de 2033, e avançando para 95% em 2040.