A parcela de brasileiros que avalia que a situação econômica do país piorou nos últimos meses aumentou, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na última terça-feira (10/3). O índice passou de 41% em dezembro de 2025 para 46% em março deste ano.
O levantamento indica uma mudança na percepção da população em relação à economia, revertendo parcialmente a melhora observada no final do ano passado. O aumento do pessimismo ocorre mesmo em um cenário de indicadores econômicos como desemprego em nível mínimo histórico e desaceleração da inflação.
Por outro lado, o percentual de entrevistados que avaliam que a economia melhorou caiu de 29% para 24% no mesmo período.
A pesquisa mostra aumento do pessimismo em relação ao futuro da economia. Atualmente, 35% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do país deve piorar nos próximos meses. Em dezembro, essa expectativa era de 21%.
Em julho do ano passado, esse percentual chegou a 45%. Já a expectativa de melhora passou por oscilações ao longo do período: era de 28% em julho, subiu para 46% em dezembro e recuou para 30% no levantamento mais recente.
Diferenças por preferência eleitoral
A pesquisa aponta diferenças significativas nas expectativas econômicas de acordo com a preferência eleitoral. Entre os potenciais eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 51% acreditam que a economia vai melhorar.
Entre aqueles que dizem pretender votar em Flávio Bolsonaro, apenas 14% compartilham dessa expectativa. O índice é de 16% entre apoiadores de Romeu Zema e de 17% entre eleitores de Ratinho Junior.
O levantamento também indica aumento na percepção de que o desemprego deve crescer. Para 48% dos entrevistados, a taxa de desocupação vai aumentar nos próximos meses. No levantamento anterior sobre o tema, realizado em junho do ano passado, o índice era de 42%.
Informações – Correio Braziliense
