A circulação de vídeos produzidos com Inteligência Artificial que simulam agressões contra pessoas identificadas como militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) levou a legenda a recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar retirar o conteúdo das redes sociais.
As publicações, que se espalharam por plataformas como TikTok, Facebook e Instagram, mostram cenas manipuladas em que pessoas vestindo camisetas com símbolos do partido aparecem sendo alvo de agressões físicas e verbais.
Segundo o PT, os conteúdos atingem principalmente mulheres. Em alguns vídeos, há simulações de rituais conduzidos por líderes religiosos, com imagens de mulheres sendo agredidas e acompanhadas de falas ofensivas e xingamentos.
O secretário de Comunicação do PT, Éden Valadares, classificou o material como um “ataque grave” e confirmou a adoção de medidas judiciais. A sigla pretende identificar e responsabilizar os responsáveis pela produção e disseminação dos vídeos.
