A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (14), uma solenidade especial em comemoração aos 300 anos da capital cearense, reunindo ex-presidentes da Casa em reconhecimento às contribuições históricas ao Legislativo municipal.
Entre os homenageados, destaque para o deputado estadual Salmito Filho, que presidiu a Câmara por três mandatos e construiu uma trajetória marcada pela atuação no parlamento fortalezense. Vereador entre 2005 e 2018, Salmito se destacou pela condução dos trabalhos legislativos e pelo incentivo ao diálogo institucional.
Durante sua passagem pela Câmara, teve papel relevante em projetos importantes para a cidade, como a relatoria do Plano Diretor de Fortaleza, além da autoria de iniciativas como a Lei da Ficha Limpa Municipal e a Lei de Proteção aos Animais.
No Executivo municipal, à frente da Secretaria do Turismo, contribuiu para a captação de recursos e execução de obras estruturantes, como a requalificação da Beira-Mar, intervenções na Praia do Futuro e o fortalecimento do Polo Gastronômico da Varjota.
Com mais de duas décadas de vida pública, Salmito também atua como professor universitário, é sociólogo, mestre em Planejamento e Políticas Públicas e atualmente exerce mandato como deputado estadual.
A homenagem integra a programação dos 300 anos de Fortaleza e reconhece lideranças que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e o fortalecimento da Câmara Municipal como espaço essencial da democracia.
