Abril Vermelho: Mês reforça o alerta para hipertensão no Brasil

No dia 26 de abril, celebra-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e o Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) reforça a importância do diagnóstico precoce e do controle da pressão alta, com foco na conscientização sobre uma condição silenciosa e altamente prevalente na população brasileira: quase 30% de pessoas com mais de 18 anos no Brasil tem diagnóstico médico de hipertensão.

Segundo dados do Vigitel (Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) 2025, do Ministério da Saúde, a proporção de adultos brasileiros com diagnóstico médico de hipertensão passou de 22,6% em 2006 para 29,7% em 2024, evidenciando o avanço da condição ao longo dos anos e seu impacto crescente na saúde pública.

De acordo com o sistema, a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, estando diretamente associada a complicações como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), que seguem entre as principais causas de mortalidade no país.