Açude Araras terá novo levantamento do volume de água após 12 anos no Ceará

Crédito: Emanuell Coelho

O volume atual das águas do açude Araras, localizado no município de Varjota, será reavaliado após 12 anos do último estudo. A ação será realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Regional das bacias do Acaraú e do Coreaú.

O trabalho deve ocorrer entre os meses de junho e julho deste ano e utilizará a técnica de batimetria, que permite medir as profundidades de todo o espelho d’água com auxílio de sensores instalados em uma embarcação.

A análise começará pelo contorno do reservatório, que possui capacidade de armazenamento de 859,5 milhões de metros cúbicos, sendo o quarto maior açude do Ceará, atrás apenas dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú.

Atualmente, o açude Araras se encontra com mais de 80% de sua capacidade total, condição considerada ideal para a realização do novo mapeamento.

Segundo a Cogerh, a proposta é atualizar com mais precisão o volume real dos reservatórios, contribuindo para decisões mais seguras no processo de alocação de recursos hídricos. A expectativa é que a batimetria seja realizada a cada dez anos.

O coordenador do Núcleo de Operações da Regional da Cogerh, Guilherme Farias, destacou ainda a importância do diálogo com a comunidade local, especialmente pescadores, para evitar impactos durante os trabalhos e prevenir danos a equipamentos.

Durante as reuniões com moradores, também foram discutidos temas como assoreamento, preservação ambiental e uso adequado das margens do açude.