O deputado federal Mauro Filho (União Brasil) respondeu às críticas feitas pelo senador Cid Gomes (PSB), que afirmou estar decepcionado com a decisão do parlamentar de deixar a base de apoio ao governador Elmano de Freitas (PT) para integrar a aliança de oposição e apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao Governo do Ceará.
Em reação às declarações de Cid, Mauro desejou sucesso ao senador na campanha, mas afirmou considerar “estranha” a manifestação feita pelo ex-governador.
Segundo Mauro Filho, a decepção maior estaria entre os eleitores cearenses, por entenderem que Cid teria rompido politicamente com o irmão, Ciro Gomes.
“O senador disse que estava decepcionado comigo. Primeiro, desejo boa sorte a ele nessa caminhada. Agora, acho muito estranha essa declaração, porque a decepção é da população cearense, que entende que ele traiu o próprio irmão”, afirmou.
O deputado lembrou ainda a trajetória política de Cid Gomes ao lado de Ciro, destacando que o senador iniciou sua carreira política próximo ao irmão e, durante muitos anos, o apontou como principal referência.
Mauro Filho também criticou a mudança de posição de Cid em relação à disputa pelo Senado. Segundo ele, o senador havia declarado reiteradas vezes que não seria candidato e que manteria apoio ao então pré-candidato Júnior Mano, independentemente das circunstâncias.
“Ele dizia que podia chover canivete, cair trovão ou haver qualquer tipo de pressão que não mudaria sua posição. Mas, depois de uma conversa de bastidor, voltou a disputar o Senado. Isso causa estranheza”, declarou.
Para Mauro Filho, a população pode interpretar essa mudança sob dois aspectos: o rompimento político com Ciro Gomes e a alteração do compromisso anteriormente anunciado de não disputar um novo mandato no Senado.
Apesar das críticas, o deputado encerrou sua manifestação desejando sucesso ao senador na campanha eleitoral.
As declarações ampliam a troca de críticas entre antigos aliados e evidenciam o acirramento da disputa política no Ceará, após a definição dos palanques para as eleições de 2026.
As informações são do repórter Gabriel Alves
