MDB do Norte e Nordeste anuncia apoio à reeleição de Lula e mobiliza lideranças municipais na defesa de programas sociais e do diálogo

crédito: AFP

Diretórios estaduais do MDB das regiões Norte e Nordeste anunciaram, nesta terça-feira (13), apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A decisão contraria o posicionamento de lideranças nacionais da sigla que optaram pelo apoio ao candidato do PL, Flávio Bolsonaro.


O MDB do Norte e Nordeste justifica que tem como princípio a defesa da continuidade de programas como Bolsa Família, Pé-de-Meia, Farmácia Popular, Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida, Brasil Sorridente, PNAE, Fies, ProUni, Luz para Todos e isenção do Imposto de Renda, além de investimentos em infraestrutura e logística.

CEARÁ


No Ceará, o movimento em favor de Lula começou ainda no primeiro turno. O presidente estadual do MDB, deputado federal Eunício Oliveira, puxou o alinhamento da legenda com a candidatura do presidente e integrou o partido à aliança política que também apoiou a reeleição do governador Elmano de Freitas.

Na nota intitulada “Nota de Apoio à Chapa Lula e Alckmin”, os dirigentes afirmam que a decisão também está baseada na defesa da “Liberdade, da Democracia e da Soberania do povo brasileiro, exercida por meio do voto direto”.

Os diretórios dizem ainda que o posicionamento reafirma compromissos com desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, redução das desigualdades, justiça social, crescimento sustentável e diálogo político.

PROGRAMAS E OBRAS PESAM NA DECISÃO

A continuidade das políticas públicas ocupa parte central da nota. Além dos programas sociais e educacionais citados, os dirigentes defendem a manutenção de obras e investimentos federais já iniciados.

“São obras que já saíram do papel e que não podem parar. Interromper esse ciclo agora seria deixar obras pela metade, recursos parados e o povo esperando”, afirma o documento.

A nota também atribui ao atual governo avanços econômicos, mencionando crescimento da economia, aumento das exportações, produção agrícola, fortalecimento da indústria e redução do desemprego. Essas avaliações são apresentadas pelos próprios diretórios como parte das razões para o apoio político.

MDB CONVOCA MOBILIZAÇÃO

O documento não se limita à declaração de apoio. Os diretórios convocam presidentes estaduais e municipais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e lideranças comunitárias a participar ativamente da campanha.

A orientação é pela organização de comitês, carreatas, mutirões de rua, atos públicos, articulação com bases municipais e presença nas redes sociais, sempre dentro dos limites da legislação eleitoral.

“É hora de transformar essa força em votos definitivos”, diz a nota.

Entre os estados mencionados no documento estão Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, além de outros diretórios do Norte e Nordeste que integram a manifestação.

No Ceará, o apoio reafirma a posição adotada por Eunício Oliveira desde o primeiro turno e mantém o MDB estadual alinhado à campanha de Lula nesta reta final da eleição presidencial.