Os coordenadores das campanhas dos presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro recebem, nesta quarta-feira, os números de três novas pesquisas sobre as intenções de votos ao Palácio do Planalto. Internamente, cada campanha administra os cenários sobre as intenções de votos, mas as sondagens, com divulgação de números, podem mudar ações dos candidatos na briga pelos votos a 11 dias do 2º turno.

As pesquisas, com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram realizadas pelo PoderData, pela Quaest e pelo Datafolha. Um dos levantamentos mais aguardados, que geram mais repercussão entre os candidatos e eleitores, é do Datafolha.

A pesquisa do Datafolha, contratada pela Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e pelo grupo Globo registrada sob o número BR-07340/2022, tem 2.912 entrevistas presenciais em 181 municípios em todo o país e a margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

A empresa Quaest, também, foi a campo para ouvir 2 mil pessoas presencialmente entre domingo (16) e terça-feira (18). A pesquisa, contratada pelo Banco Genial, apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais, intervalo de confiança de 95% e está registrado no TSE sob o número BR-04387/2022.

Outro levantamento é do Instituto do PoderData, que ouviu, por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares entrevistadas, 5 mil pessoas, entre domingo (16) e terça-feira (18), por meio ligações automatizadas para telefones fixos e celulares. A pesquisa tem margem de erro máxima de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08917/2022.

PESQUISAS
Segundo o levantamento do PoderData, divulgada nesta quarta-feira (19), o petista tem 52% dos votos válidos ante 48% de Bolsonaro. Os número são em cenário em que votos brancos e nulos não são considerados.

No cenário de votos totais e estimulado, ou seja, aquele em que uma lista de opções de nomes é apresentada para os entrevistados, Lula tem 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro alcança 44%. Brancos e nulos somam 5%. E 3% não souberam responder, estão indecisos.

Foram entrevistadas 5.000 pessoas por telefone durante os dias 16 a 18 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos e a taxa de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-

Já na pesquisa Genial/Quaest Lula tamém lidera, com 47% das intenções de voto ante 42% do atual Chefe do Exectuvo Nacional,

Ainda segundo o levantamento, 6% não irão votar e 5% não sabem. O petista oscilou dois pontos porcentuais para baixo enquanto o atual mandatário oscilou um ponto para cima em comparação à amostra anterior, do dia 13 de outubro.

A Quaest consultou 2 mil eleitores presencialmente entre os dias 16 e 18 de outubro em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-04387/2022.08917/2022.