O Governador Elmano de Freitas (PT) está de olho na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) e acompanha a tramitação da Ação Cível Nº 1.831 que trata sobre os limites territoriais entre os estados do Ceará e do Piauí.

Elmano criou um Grupo de Trabalho para analisar o perfil socioeconômico, histórico e demográfico da região, de aspectos técnico-demográficos da área, inventário de equipamentos públicos e privados, além de estudo jurídico da demanda e consulta popular com os habitantes dos municípios da Ibiapaba que são alvo de ação movida pelo Estado do Piauí.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, todos os dados técnicos estão sendo levantados para fortalecer a defesa da manutenção da área territorial do Ceará.


Uma das medidas adotadas, segundo Rafael Machado Moraes, é a perícia que está sendo realizada pelo Exército nas áreas que estão em litígio. O Piauí reivindica parte das áreas de 13 municípios do Ceará – Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.

Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto

O procurador-geral afirma, ainda, que o Grupo de Trabalho vai apresentar ao STF dados históricos, econômicos e culturais e os investimentos públicos do Estado do Ceará nos municípios que fazem parte da área de litígio na disputa territorial com o Piauí. O assunto ganhou destaque no Bate Papo Político com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida no Jornal Alerta Geral desta terça-feira (14).