Foi autorizado na manhã desta sexta-feira (8), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, a prorrogação da permanência da Força Nacional no Ceará por 30 dias. Desde o dia 4 de janeiro, 400 homens da Força Nacional reforçam o patrulhamento de vias e ações de inteligência no estado.

A autorização é uma resposta de Moro ao pedido do governador Camilo Santana. Segundo o ministro, a atuação da Força Nacional ajudou a reduzir ações de grupos criminosos, além de garantir ordem e proteção à população do estado.

Em ofício enviado ao governador Camilo Santana, o ministro Sergio Moro ressalta que a atuação da Força Nacional em conjunto com as forças de segurança estaduais promoveu uma redução das ações causadas pelos grupos criminosos, restaurando a lei, a ordem e protegendo a população cearense.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante os próximos 30 dias será feito um plano de desmobilização gradativa, de acordo com avaliação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.