A deputada federal Dayany do Capitão (União Brasil) revelou, por meio de nota, ter sido vítima de um crime de bisbilhotagem, com a instalação de câmeras escondidas no apartamento em que residia em Brasília.
‘’Venho a público expressar minha profunda consternação, repúdio e revolta, diante à violação de privacidade ao qual fui vítima’’, disse Dayany, ao relatar que, no dia 28 de agosto de 2023, foi descoberta a existência de algumas câmeras escondidas no imóvel.
A deputada se queixa que sofreu invasão à privacidade e à privacidade do esposo, ‘’algo que nunca pensamos viver, o que transformou um espaço de segurança e conforto em um cenário de constante vigilância e medo’’.
Segundo, ainda, a deputada, ‘’este ato não apenas infringiu os meus direitos individuais fundamentais, garantidos por nossa Constituição, mas também impôs um peso emocional imensurável, resultando em traumas, sensação de vulnerabilidade constante e pânico’’.
Ao final da nota, Dayany afirma que ‘’a minha tristeza não vem apenas pela invasão da minha privacidade, mas também da constatação de que ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir segurança, até mesmo dentro de nossos lares’’.