Beneficiários do abono salarial do PIS/Pasep 2024 tem até esta sexta-feira para sacar o dinheiro na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. O benefício foi liberado ainda no dia 15 de agosto aos trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. Após o fim do prazo, os valores serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, conforme as regras do programa. Ainda assim, é possível recuperar os valores, mas apenas por meio dos canais do Ministério do Trabalho. Neste ano, o calendário do benefício foi unificado para servidores públicos e os trabalhadores da iniciativa privada. Os pagamentos começaram em fevereiro, com cronograma considerando o mês de nascimento do trabalhador. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 27 de dezembro, independentemente do cronograma. 

Devem retirar o dinheiro todas as pessoas que têm direito, mas ainda não sacaram o benefício. Beneficiários de empresas privadas têm direito ao PIS e o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. Quem não tem conta na Caixa pode procurar uma agência ou casa lotérica. Já o Pasep é direito de funcionários públicos, que recebem por meio do Banco do Brasil. Nesse caso, os não correntistas podem receber via Pix ou fazer um saque presencial nas agências do banco.

O trabalhador pode consultar se tem direito ao abono salarial e quanto vai receber no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Basta acessar a aba “benefícios” e, na sequência, clicar em “abono salarial”. Lá, estarão os detalhes sobre o pagamento. A consulta é possível desde o dia 5 de fevereiro tanto pelo aplicativo quanto por meio do portal gov.br. Trabalhadores do setor privado aptos a receberem o PIS podem verificar a situação do benefício nos aplicativos “Caixa Tem” e “Caixa Trabalhador”.