Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Como parte da campanha “Capacete salva vidas”, lançada pelo prefeito Roberto Cláudio com o apoio da Bloomberg Philanthropies, a Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) reforça as ações direcionadas a motociclistas e passageiros, a partir desta terça-feira (14/02), iniciando na Av. Barão de Studart, próximo a Gerardo Bastos. O objetivo é alertar quanto ao uso desse equipamento de segurança, que se afivelado corretamente, reduz em até 40% o número de mortes e em 70% a probabilidade de lesões graves.

Durante a mobilização, realizada pelos educadores de trânsito, são fornecidas orientações quanto às posturas que devem ser adotadas pelos condutores de motocicletas para prevenir acidentes. Pilotar sempre equipado com capacete, obedecer à sinalização existente, evitar ultrapassagens e manobras arriscadas, dentre outros comportamentos, contribuem para a preservação de vidas.

Segundo Nertan Rocha, gerente de Educação do órgão, a abordagem é exclusivamente educativa visando conscientizar o motociclista sobre a importância da utilização dos equipamentos de uso obrigatório e respeito às normas de circulação viária. “Por ser um dos agentes mais vulneráveis a acidentes graves e ter o corpo desprotegido no caso de uma colisão, o motociclista precisa estar sempre bem equipado para reduzir a severidade dos danos causados. O capacete tem função indispensável em qualquer circunstância, visto que protege o cérebro, salva vidas e ameniza a gravidade das lesões”, pontua.

De acordo com levantamento realizado por órgãos de trânsito e de saúde municipais, motociclistas e passageiros estão entre as vítimas que mais morrem no trânsito de Fortaleza. Somente em 2015, eles representaram quase 40% do total de 315 mortos no trânsito na capital cearense. Também ficaram feridos 6.016 motociclistas e 245 passageiros em consequência de acidentes envolvendo colisões do tipo.

A ação educativa é contínua e, ao longo do mês de fevereiro, percorre alguns pontos movimentados da Cidade. Av. Oliveira Paiva, Rua Beni de Carvalho, Av. Almirante Henrique Sabóia, Av. Pessoa Anta, Av. Sen. Virgílio Távora e Av. Borges de Melo já estão no cronograma para receber a atividade.

Com informação da A.I