Mais de 4 mil pessoas acima dos 60 anos, nos primeiros nove meses de 2024, deram entrada no Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital referência no tratamento de traumas em Fortaleza, por terem sofrido quedas. Desde acidentes em ambientes domésticos a episódios numa calçada ou decorrentes de um desmaio.
A faixa etária representa 30% de todos os internados nesse tipo de ocorrência na unidade de saúde entre janeiro e setembro deste ano, superando em 310% o grupo entre 50 e 59 anos, que teve 1.324 internados no período.
Os números reforçam os resultados da edição de 2023 do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde, a qual indica que um a cada quatro idosos residentes em áreas urbanas no Brasil já sofreu algum tipo de queda.
Entre os tipos de quedas mais recorrentes estão as da própria altura, ou seja, incidentes onde as vítimas estão em contato com o solo, sem estarem suspensas em algum tipo de plataforma, escada ou outro objeto que eleve a altura da ocorrência.