As ações de prevenção e salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resultaram, somente nos primeiros sete meses deste, no resgate de 323 pessoas vítimas de afogamentos. Desses salvamentos, cerca de 82% ocorreram na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, 13% em Caucaia (AIS 11), 3% em Jericoacoara (AIS 17) e 2% em Aracati (AIS 18).
Conforme os dados da corporação, no mesmo período de 2022, 398 pessoas foram salvas de afogamentos. Os balanços totais referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022, apontam que 563, 526 e 644 pessoas vítimas de afogamento foram resgatadas, respectivamente, em todo o Ceará.
Os guarda-vidas do CBMCE estão à disposição da população cearense e de turistas para esclarecer informações. O CBMCE reforça que antes de entrar no mar, as pessoas se informem a respeito da área permitida para banho e fiquem próximas aos postos de guarda-vidas sinalizados nas praias. A recomendação é que quem não possua treinamento em salvamento aquático jamais entre na água para salvar uma vítima.
Atenção com as crianças
O CBMCE alerta que os cuidados devem ser redobrados com as crianças, que ficam mais vulneráveis devido à baixa estatura e à pouca maturidade para lidar com os movimentos imprevistos das águas. As correntes de retorno, por exemplo, são as principais causadoras de afogamentos no mar. Elas aparecem em locais rasos, são águas mais escuras, com pouca ou nenhuma onda. Ao se deparar com uma situação de afogamento, o CBMCE orienta ligar imediatamente para o número 193.